sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Fatos sobre a vitamina D


A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura. Pode ser encontrada em duas formas principais; ergocalciferol ou vitamina D2, que vem de plantas, e colecalciferol ou vitamina D3, que vem de exposição à luz solar pela manhã e certos alimentos. A vitamina D é um produto químico muito importante no corpo, que transfere o cálcio do alimento digerido no estômago para o fluxo de sangue, e mantém os ossos fortes.

Importância da vitamina D

A vitamina D ajuda na concentração normal de cálcio e os níveis de fósforo, para manter e construir ossos fortes no corpo. Ela ajuda a controlar o fornecimento de cálcio entre os ossos e do sangue, e vice-versa. É também essencial para o crescimento dos ossos e remodelação óssea por osteoblastos e osteoclastos. A vitamina D também desempenha um papel significativo na prevenção de raquitismo em crianças, e osteomalacia em adultos. Vitamina D ajuda a combater a depressão, câncer de próstata, câncer de mama, osteoporose, pressão alta, algumas doenças cardiovasculares, a atividade de fagocitose e aumenta a atividade anti-tumoral. Ele controla a secreção do hormônio da paratireóide da glândula paratireóide. A vitamina D é essencial para um sistema imunitário saudável.

Fontes de vitamina D

Ao contrário de todas as outras vitaminas, minerais, as gorduras e hidratos de carbono, a vitamina D é produzida no corpo de duas maneiras:

O consumo de alimentos ou suplementos: Uma dieta saudável e equilibrada é sempre recomendável para evitar a deficiência de vitamina D. Deve-se consumir o alimento que é rico em vitamina D diariamente. As principais fontes de vitamina D são a partir de alimentos fortificados, como barras de cereais alimentares, cereais matinais, leite, pão, pastelaria e biscoitos. Os peixes gordos, como salmão ou atum, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, carne e cogumelos shiitake também são naturalmente ricos em vitamina D.

Exposição à radiação ultravioleta B do Sol: O corpo humano também pode produzir vitamina D por exposição direta à luz solar natural. A luz ultravioleta do sol ativa a síntese de vitamina D na pele. Quando uma pessoa é exposta a pelo menos 20 - 30 minutos de luz solar, cerca de 20.000 unidades (UI) de vitamina D é adquirida.

Se a sua dieta diária não está fornecendo o suficiente vitamina D, então os níveis de vitamina D no organismo pode ser mantido por tomar suplementos adicionais. É recomendado para idosos e pessoas com pele escura para consumir vitamina extra D.

A deficiência de vitamina D

Para o corpo a funcionar normalmente, pelo menos, 200 unidades de vitamina D é necessária diariamente. Deficiência de vitamina D afecta vários órgãos do corpo, e pode conduzir a vários problemas de saúde. Deficiência de vitamina D também afecta os ossos, fazendo com que fiquem finas e macias. Também está associada com a diabetes e obesidade.

A deficiência de vitamina D provoca raquitismo, uma doença óssea desperdício de, devido à baixa densidade de massa óssea. Pessoas que sofrem de esta condição não pode suportar seu peso corporal. Raquitismo é mais comumente visto em crianças. Osteomalacia, devido ao amolecimento dos ossos é uma condição comum visto em adultos, causada por deficiência de vitamina D. Falta de vitamina D também pode causar problemas de diarréia, sensação de queimação na boca, infecção de garganta, insônia e olhos. Além disso, afecta a absorção de cálcio pelos ossos, causando a osteoporose ou perda de massa óssea, resultando em ossos frágeis. Uma deficiência aguda da vitamina D pode também conduzir a esquizofrenia.

Assim, pode ser visto que a vitamina D é muito importante para um para permanecer saudável. Uma dieta nutritiva que inclui quantidades adequadas de vitamina D deve ser considerada essencial. A exposição ao sol por pelo menos 10 - 20 minutos por dia é uma maneira fácil de manter o nível de vitamina D no corpo, e ajudar uma estadia saudável e apto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário